Museums

O Pico é uma ilha que possui vários museus para serem visitados pelos viajantes que gostem deste tipo de atividades.

E os museus do Pico são muito interessantes pois as suas temáticas estão muito ligadas, quer á cultura e história da ilha, quer á sua natureza geológica.

Podemos encontrar museus relacionados com vulcões, caça à baleia e com o temática da vinha e do vinho, entre outros.

O CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA PAISAGEM DA CULTURA DA VINHA DA ILHA DO PICO  (CIPCVIP) :

Instalado no coração do núcleo do Lajido de Santa Luzia, o Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico resultou da reabilitação de um antigo armazém, constituindo-se como ponto de partida para a compreensão do património cultural da região, tendo sido classificado como Património da Humanidade em 2004.


Neste espaço, o visitante poderá assistir a um breve documentário sobre a Paisagem da Cultura da Vinha e recolher informações sobre os valores que a compõem.

A ida ao Centro possibilita ainda uma visita guiada aos “currais” de vinha e de figueira, ao interior de um armazém e de um alambique tradicionais, ainda em funcionamento, bem como um percurso ao núcleo do Lajido que permite compreender como o edifício está intimamente associado à cultura da vinha e da figueira.

Durante o trajeto, destaca-se ainda a visita aos campos de lava, localmente designados por “lajidos”, onde podemos percorrer os caminhos que a lava trilhou no passado, tendo deixado gravado nas rochas, micro relevos de rara beleza, onde se instalaram posteriormente diversas espécies de flora endémica.

Contactos:

Telefone: +351 965 896 313

Email: pnpico.culturadavinha@azores.gov.pt

Website: https://parquesnaturais.azores.gov.pt/parques/5/centro/9

museu do vinho do pico
Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico
museu do vinho do pico
Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico

MUSEU DO VINHO

A visita deste museu é obligatória para quem quer saber um pouco ou tudo sobre os vinhos do Pico.

Os vinhos do Pico sempre foram muito apreciados, já desde o tempo dos czares, sendo que o Pico exportava vinho para todas as partes do mundo.

Vale a pena conhecer a história do vinho do Pico e a sua importância para o desenvolvimento da ilha.

Instalados na antiga Casa Conventual dos Carmelitas, os edifícios do museu albergam a adega e o alambique, bem como vários espaços expositivos, alguns interativos, e ainda uma loja.

Encante-se com as vinhas, a vista e a imponência dos seculares dragoeiros.

Contactos:

Telefone: +351 292 622 147
Email: museu.pico.info@azores.gov.pt

museu do vinho
museu do vinho
museu do vinho
museu do vinho
museu do vinho
museu do vinho

MUSEU DOS BALEEIROS:

Constituído por um conjunto de três antigas casas de botes baleeiros do séc. XIX, o Museu dos Baleeiros demonstra a importância da actividade Baleeira na Ilha do Pico.

A tradição Baleeira da Ilha data do século XVIII, quando chegaram os Americanos que induziram à caça ao cachalote, actividade essa que veio a ser um dos principais sustentos da Ilha, a par da produção dos mais variados produtos derivados de cetáceos.

Inaugurado em 1988, o Museu dos Baleeiros, em conjunto com o Museu da Indústria Baleeira, é único na Europa, demonstrando a importância e dificuldades desta actividade às gerações vindouras, mantendo um tão importante Património preservado.

A exposição permanente oferece cinco núcleos principais: o do Bote Baleeiro Açoriano, o da Tenda de Ferreiro, o da Construção Naval, o da Arte Baleeira e o do Baleeiro em Terra.
O Museu conta ainda com os serviços de uma Biblioteca/Centro de Documentação especializada, um pequeno Auditório, Serviços Pedagógicos e organização de actividades.

Morada: Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico

Contactos:

Telefone: +351 292 672 276

museu dos baleeiros
museu dos baleeiros
museu dos baleeiros
museu dos baleeiros
museu dos baleeiros
museu dos baleeiros

MUSEU DA INDÚSTRIA BALEEIRA:

Encontra-se instalado nas dependências da antiga fábrica “Armações Reunidas Lda.” da indústria baleeira, denominada “Fábrica de Vitaminas, Óleos, Farinhas e Adubos”, construída em 1942 e que funcionou até 1984.

Este museu é considerado como um dos melhores museus industriais do género, exibindo caldeiras, fornalhas, maquinaria e outros apetrechos usados no aproveitamento e transformação dos cetáceos em óleo e farinha.

Morada:

Museu dos Baleeiros
Rua dos Baleeiros, nº13
9930-143 Lajes do Pico

Contactos:

Telefone: +351 292 679 340 

museu industria baleeira
museu industria baleeira
museu industria baleeira
museu industria baleeira
museu industria baleeira
museu industria baleeira

A CASA DO VULCÃO:

A Casa dos Vulcões surge em pleno núcleo da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico estando o edifício instalado no património edificado do Lajido de Santa Luzia.

Constitui o ponto de partida para o conhecimento dos vulcões dos Açores e uma importante ferramenta de divulgação do património natural Açoriano, com destaque para a geodiversidade.

Através de ferramentas de vanguarda, neste espaço é possível experimentar a sensação de um sismo e viajar até ao centro da Terra.

Enquadrada pela Montanha do Pico, simultaneamente o mais jovem e o maior vulcão poligenético dos Açores, a Casa dos Vulcões proporciona uma autêntica viagem ao centro da Terra em que o visitante descobre a energia interna do planeta através de sensações únicas, com recurso a um simulador sísmico e a um domo interativo.

O conhecimento é apresentado em módulos distintos que permitem explorar temáticas que vão desde a formação do Universo aos micro-relevos presentes nas paisagens Açorianas.

Tendo sido inaugurada recentemente, a Casa do Vulcão não se enquadra nos típicos museus, mas vale a pena a visita.

Morada:

Rua do Lajido, Santa Luzia, 9940 -108

São Roque do Pico

Contactos:

Telefone: +351 292 644 328

Email:pnpico.casadosvulcoes@azores.gov.pt

Website: https://parquesnaturais.azores.gov.pt/parques/5/centro/10

casa do vulcão no pico
casa do vulcão no pico
casa do vulcão no pico
casa do vulcão no pico
casa do vulcão no pico
casa do vulcão no pico

Museus do Pico

Existem vários museus na Ilha do Pico que vale a pena servem visitados, e sendo que o clima é sempre fonte de instabilidade, em qualquer estação do ano, vale sempre uma visita, em especial quando o tempo não está bom para banhos nas piscinas naturais, ou para fazer caminhadas, ou até para outras atividades como a subida á montanha do pico ou um passeio no mar para a observação de baleias e golfinhos.

Mas mesmo que você tenha sorte com o tempo, valerá a pena dedicar pelo menos 1 ou 2 horas do seu tempo para visitar alguns dos museus existentes na ilha do Pico.

É também aconselhável que ligue para marcar visita, pois a maior parte dos museus do Pico têm entradas limitadas.

Se gostou do nosso artigo sobre os Museus do Pico, não deixe de partilhar.

Se já visitou alguns dos museus do Pico, deixe aqui as suas impressões e sugestões.

twitterfacebookwhatsappbufferlinkedinpinterest