Se está a preparar uma visita aos Açores, leia o artigo que preparámos para si com os 5 passos fundamentais para que a sua viagem para os Açores se torne numas férias inesquecíveis.
Iremos abordar 5 pontos:
- Duração das férias
- Voos
- Alojamento
- Aluguer de viatura
- Passeios e atividades turísticas
Viagem para os Açores: 5 Passos
Table of Contents
Os Açores não são um destino dos mais baratos, não pelo custo de vida que é baixo, mas pela distância, em especial se vem de outro destino que não Portugal, pois implica quase sempre apanhar vários voos até chegar às ilhas.
Por isso, é frequente as pessoas não conseguirem voltar tão cedo, embora todos saiam dos Açores com vontade de regressar, tal é a beleza das ilhas e a empatia que os Açorianos provocam.
Assim, o conselho é aproveitar para conseguir visitar o maior número possível de ilhas durante a sua estadia.
Seguro de Viagem:
Já que estamos a dar conselhos, não se esqueça de fazer um seguro para a sua viagem aos Açores:
A VisitorsCoverage está presente em mais de 175 países e oferece o melhor serviço de proteção. Visite o site clicando no banner abaixo.
1 – Quantos dias ficar nos Açores?
A primeira decisão que tem de tomar quando decide viajar para os Açores é saber quantos dias irá ficar.
Não sendo as ilhas muito grandes em dimensão, existe muito para ver e fazer, especialmente nas 3 maiores (S. Miguel, Pico e Terceira).
Idealmente 14 dias seria o número de dias necessários para poder conhecer algumas das ilhas, neste exemplo, 5 das 9 ilhas.
Em 14 dias poderia ficar 5 dias em S. Miguel, 6 dias no Pico (sendo que 2 destes dias seriam para fazer as ilhas de Faial e S. Jorge) e 3 dias na ilha Terceira.
Este é provavelmente o melhor plano para visitar os Açores.
No caso de estar limitado a uma semana, então ficaria 3 dias em S. Miguel, 3 dias no Pico (eventualmente cortar a ida a S. Jorge) e 1 dia na Terceira.
Durante uma semana não consegue conhecer a fundo as ilhas, mas permite ficar com uma boa ideia do que cada ilha tem de melhor para oferecer, desde que organize o que deve ver em cada uma das ilhas.
2 – Como voar para os Açores?
O segundo passo é a escolha da viagem para os Açores, cujo custo, normalmente consome uma importante fatia do orçamento total da viagem.
Por isso, deve conhecer bem as soluções que explicamos no artigo: COMO VIAJAR PARA OS AÇORES de modo a economizar em tempo e dinheiro.
É a partir de Lisboa e do Porto que existem mais rotas com voos diretos. São 5 as ilhas que recebem visitantes diretamente de quem parte das duas maiores cidades Portuguesas: S. Miguel, Terceira, Pico, Faial e Santa Maria.
As outras 4 ilhas, obrigam sempre a dois voos. O voo que aterra numa das 5 ilhas referidas anteriormente, e mais um voo inter-ilhas operado pela companhia aérea dos Açores, a SATA.
Se vai visitar os Açores no verão, irá ter mais voos e rotas disponíveis, enquanto que no inverno, existe menos escolha de rotas e de voos.
A entrada nos Açores por S. Miguel ou Terceira a partir de Lisboa ou Porto ainda contempla a Ryanair, que para já, só voa para estas duas ilhas.
Existem ainda as rotas internacionais diretas como as dos Estados Unidos da América e do Canadá, também elas com destino a S. Miguel e Terceira.
A SATA Azores Airlines e a TAP trabalham ainda em parceria com outras companhias, como por exemplo a AirFrance, pelo que poderá reservar a viagem por outra companhia e vir no avião da SATA ou da TAP.
Imagem: myazoreshome
Use o sistema abaixo para procurar os melhores voos em todas as companhias que voam para os Açores.
É prático, poupa tempo e ainda pode receber um cashback.
3 – Procurar alojamento nos Açores
Depois de marcar os bilhetes para poder viajar para os Açores, a próxima etapa deverá ser a da reserva de alojamento.
Uma situação particular que se verifica nas ilhas com menos turismo é a existência de muitas mais casas de férias do que hoteis, pelo que deverá considerar alugar uma casa e não um quarto de hotel.
Para efetuar o alojamento poderá recorrer ás plataformas de reservas mais conhecidas:
1 – Booking – Líder mundial de alugueres de férias. A Booking é uma das plataformas que mais alojamentos dos Açores tem no seu portefólio. Por isso, ao planear a sua viagem para os Açores, irá certamente encontrar uma grande variedade de opções em qualquer das ilhas.
2 – Airbnb – É uma plataforma que funciona de forma diferente, pois está aberta apenas para casas, apartamentos, etc. Não funciona com hoteis. Aqui as pessoas alugam as suas casas ou simplesmente um quarto.
3 – Tripadvisor – Esta plataforma é mais conhecida pelas reviews. Quantos de nós nunca fomos ver uma review de um hotel ou restaurante ao TripAdvisor. Mas a verdade é que também é um dos líderes mundiais em alugeres para férias. Normalmente eles usam outras empresas entretanto criadas e pertencentes ao grupo para cada área de negócios. Visite o TripAdvisor
As 3 plataformas acima são as mais usadas para quem reserva alojamento para os Açores.
Pode ainda tentar alugar diretamente poupando as taxas de aluguer que estas plataformas cobram.
Se ficar hospedado na ilha do Pico, pode efetuar a reserva diretamente no nosso site, pois somos proprietários de duas casas de férias na ilha do Pico.
Se vai visitar outras ilhas use as plataformas de aluguer mais conhecidas:
4 – Como se deslocar nos Açores?
Os Açores têm uma densidade populacional baixa e uma grande sazonalidade no turismo.
Estas duas características fazem com que a oferta de transportes públicos seja deficitária, em especial no verão, cujo o aumento do turismo é notório.
Além de não existir metro ou comboio em nenhuma das ilhas, os autocarros e os táxis existentes não existem em número suficiente para fazer face à procura durante os meses de verão.
Também não existe UBER ou nenhuma outra plataforma semelhante, pelo que a melhor solução será sempre alugar uma viatura numa rent-a-car.
Devido à sazonalidade as empresas de aluguer de viaturas não conseguem ter uma frota extensa, pois de inverno quase não têm clientes, e investir em frotas maiores só para fazer face ao aumento da procura no verão não compensa.
Por este motivo, os preços disparam no verão, sendo frequente não haver carros para quem os tenta alugar já em cima da chegada ao arquipélago.
É fundamental que alugue o seu carro logo que confirme a viagem para os Açores para não correr o risco de não conseguir ter carro, ou ter de pagar um preço exorbitante para o ter.
Para efetuar o seu aluguer use um motor de busca de empresas de aluguer de automóveis como o abaixo.
No local de levantamento da viatura procure a opção: Portugal – Arquipélago dos Açores. Depois escolha a cidade / ilha. Por último escolha as datas e faça a busca.
Para além da plataforma acima, pode ainda testar outra plataforma muito conhecida a nível mundial e testar ambas.
A outra plataforma de que falamos é a Rentalcars. Basta clicar no link abaixo para ir para o site oficial:
Se o seu destino é a ilha do Pico pode obter um desconto com uma rent-a-car parceira do nosso site, até porque as empresas de aluger de viaturas são em muito menor número e normalmente nem estão nas plataformas de alguer mais conhecidas, como as que colocámos mais acima.
Deixe um comentário abaixo para explicarmos como obtém o desconto.
5 – Visitas, passeios e atividades turísticas
Se vai viajar para os Açores no verão também é recomendado que marque os seus passeios o visitas antecipadamente.
Isto porque determinadas atividades são limitadas em termos de número de visitas diárias, como a subida á montanha do Pico, ou por exemplo o Whale watching.
Para reservar as suas atividades pode contatar diretamente com as empresas que oferecem os serviços que pretende, ou pode ainda procurar em sites da especialidade de atividades turísticas, como por exemplo o Viator, empresa do grupo TripAdvisor.
Abaixo tem um formulário já com atividades vendidas por esta plataforma para os Açores.
A vantagem de comprar aqui é que tem imensas atividades diferentes em todas as ilhas e permite comparar por preços, reviews do próprio TripAdvisor, etc.
E em caso de ter que anular fica sempre mais simples quando compramos numa plataforma destas. Também os pagamentão são mais seguros em plataformas desta dimensão.
Outra plataforma que oferece várias atividades nos Açores é a GET YOUR GUIDE.
No widget abaixo pode ver algumas das atividades que pode comprar nesta plataforma para os Açores.
Assim pode testar duas das maiores plataformas de venda passeios, bilhetes e outras atividades turísticas e comparar preços e reviews de quem as fez.
Se pretende por exemplo alugar bicicletas pode usar este site: BikesBooking
No caso do Pico, e porque muitas das atividades não aparecem neste tipo de plataformas, por vezes é mais simples contatar diretamente as empresas de serviços.
Por isso, fizemos algumas parcerias com empresas no Pico. Todos os nossos hóspedes têm descontos exclusivos em algumas atividades.
Viagem para os Açores: Conclusão
A vantagem dos Açores enquanto destino menos conhecido é a possíbilidade de encontrarmos um conjunto de ilhas com uma natureza intacta e autêntica.
Apesar de todo o seu potencial, ainda é possível desfrutar de tudo o que as ilhas têm para oferecer com tranquilidade, longe da confusão que outros destinos turísticos massificados, onde passamos mais tempo em filas do que a admirar o que tem para oferecer.
Felizmente isso não acontece nos Açores.
A tranquilidade e a paz fazem parte do quotidiano das suas gentes e de quem visita os Açores.
Mas esta vantagem também se poderá tornar em desvantagem caso não organize a sua viagem para os Açores da forma correta e antecipadamente.
Este artigo visa essencialmente ajudar os visitantes a entederem algumas das especificidades das ilhas de forma a planearem as férias para que sejam inesquecíveis.
Se gostou do artigo sobre como organizar a viagem para os Açores por favor partilhe e não deixe de ler outros artigos no site.
E as Flores?!
As Flores também são muito bonitas. Iremos também criar conteúdo sobre as Flores. No entanto, o grupo oriental é o mais complicado de visitar pela falta de voos e de alojamentos.
Muito, muito útil e bem feito. Gostei imenso e orienta quem não sabe nada sobre as ilhas como é, infelizmente, o meu caso. Adoraria conhecer as ilhas e até já pensei mudar-me. Só posso ir no Verão. Sou professora e, ao contrário do que muitos pensam, só consigo ter férias em Agosto.
A ver se consigo ir.
Obrigada ☺️
Obrigado pelo seu comentário. Temos a certeza de que irá adorar as ilhas, qualquer que seja a altura que vá.
Adorei o artigo. Só conheço S.Miguel e logo na altura fiquei com vontade de lá voltar… Se eu desejava muito conhecer as outras ilhas com este artigo ainda mais…mas até agora não foi possível, vamos ver se um dia…
Muito obrigada pelas dicas.
Obrigado pelo comentário e quando decidir voltar para conhecer as outras ilhas conte com a nossa ajuda para organizar as suas férias. Além dos conselhos, oferecemos descontos aos nossos leitores para que possam ter mais, pagando menos.
Muito interessante este vosso artigo!
Em meados de maio iremos fazer o triângulo do grupo central, Pico – São Jorge – Faial.
Já agora gostaríamos de saber mais sobre o vosso desconto com as rentalcars.
Muito obrigada.
Olá Liliana,
Obrigado pelo seu comentário. Você tem várias formas. Ir ao site da Rentalcars e o desconto é aplicado diretamente, ao seguir o link, o desconto varia em função dos preços, épocas, etc. Se for à nossa página de promoções aí encontra várias rent-a-cars em que o desconto é o que está descrito no site. Atualmente o maior desconto que temos é o com a Autoatlantis. Pode ver mais aqui: https://myazoreshome.com/pt/parceiros/