Como Viajar para o Pico

A resposta mais óbvia seria apanhar um voo direto de Lisboa ou do Porto para o Pico. Mas há alternativas que até podem ficar mais baratas.

Conheça neste artigo as várias formas de como viajar para o Pico e dependendo de onde vem quais as melhores soluções. 

A segunda maior ilha do Arquipélago é uma das ilhas que mais tem para oferecer a quem a visita. No entanto, a oferta de voos diretos a partir do continente (Lisboa e Porto) é diminuta e apenas é feita pela SATA Azores Airlines.

Esta escassez de voos limita a chegada de turistas, seja pelas datas (não há voos todos os dias), seja pelos preços, já que a falta de concorrência leva a que os preços sejam menos atraentes.

No entanto, existem outras soluções para poder viajar para o Pico que irei explicar abaixo:

Viajar para o Pico com Voo Direto:

A viagens fazem-se normalmente a partir de Lisboa ou Porto, e a companhia envolvida é a Azores Airlines.

A quantidade de voos semanais varia em função da época do ano e de ano para ano, tem havido uma tentativa de adaptar os voos semanais ao crescimento que o Turismo tem tido no Pico. Normalmente existem entre 2 a 3 voos semanais na época baixa e 5 voos na época alta.

Como referi acima, esta quantidade não é estanque, pois vai variando, e com o crescimento do número de visitantes ano após ano, o número de voos semanais tendencialmente será superior no futuro.

No entanto, dá para ter uma ideia, de que com 1 voo por dia, é complicado arranjar lugar e preços competitivos, especialmente se for tentar marcar férias de verão, e se marcar os voos após a Páscoa.

como viajar para o pico
Como viajar para o pico pela SATA. Imagem:Rui Medeiros

Viajar para o Pico via Horta:

A cidade da Horta é uma das 5 cidades existentes em todo o arquipélago e fica na vizinha ilha do Faial. Sendo cidade e capital de distrito, o seu aeroporto tem uma dimensão maior, o que permite que aviões maiores consigam aterrar e descolar.

Também por ser uma das 5 cidades do arquipélago, a Horta possiu uma oferta de voos diários superior para o continente Português.

Esta solução apresenta ainda uma outra vantagem: se conseguir um voo cedo na vinda, ou um voo tarde na volta, pode aproveitar para visitar a ilha do Faial.

Sendo uma ilha pequena, em algumas horas poderá conhecer os pontos turísticos do Faial, e assim ficar a conhecer uma outra ilha dos Açores, sem gastar praticamente dinheiro.

Ao fim do dia (no caso de estar a chegar) apanha o barco que atravessa o canal entre Horta e Madalena do Pico.

No caso de optar pela viagem de fim de férias, apanha o barco de manhã na Madalena e visita o Faial antes do voo de regresso a casa.

A viagem de barco custa pouco mais de 3 euros por pessoa e demora apenas 30 minutos.

Para conhecer os horários dos barcos e poder reservar os bilhetes basta aceder ao site da Atlântico online.

Se vai visitar o Pico leia o nosso artigo:

5 Passos para Organizar a sua Viagem aos Açores

Viajar para o Pico com encaminhamento:

As duas ilhas com mais turismo (S. Miguel e Terceira) também têm voos quase diários da Low-Cost Ryanair.

Por isso, é possível de apanhar um voo do Porto ou Lisboa da Ryanair com destino a S. Miguel ou Terceira, por esta companhia, e daí apanhar um voo inter-ilhas através da companhia local SATA.

como viajar para o pico
Vista da ilha do Pico. Imagem: myazoreshome

A vantagem é que por vezes consegue comprar bilhetes a preço muito mais baratos, e mesmo somando o preço dos bilhetes da viagem inter-ilhas entre S. Miguel ou Terceira para o Pico, ida e volta, acaba por ficar mais barato do que comprar direto com a TAP / SATA.

Para quem viaja para o Pico vindo dos Estados Unidos da América ou do Canadá, a solução de viajar até á Terceira ou S. Miguel é provavelmente a melhor, pois existem voos diretos de várias cidades do norte da América para estas duas ilhas.

Para saber mais, pode ler o artigo: Como Viajar para os Açores

aeroporto da ilha do Pico
Aeroporto da ilha do Pico.

No formulário abaixo pode fazer uma busca de todos os voos disponíveis para o Pico. Compare ainda as soluções via Horta e com os encaminhamentos via Lajes (Terceira) e Ponta Delgada (S. Miguel), em especial se vem dos Estados Unidos ou do Canadá.

Esta ferramenta faz uma busca encontrando as opções mais baratas e melhores para viajar para o Pico, qualquer que seja a sua origem e ainda pode receber um cashback sobre o custo da viagem de até 10%.

Viajar para o Pico de barco:

É uma solução económica, em especial a travessia do canal com o Faial, como já foi referido mais acima.

Também chegar ao Pico de barco de S. Jorge é viável, pois é uma viagem que demora cerca de 1h30 e é barata.

As outras alternativas como vir de barco da ilha Terceira já só faz sentido se gostar de andar de barco e quiser poupar, pois as viagens de avião inter-ilhas são caras.

No entanto, do ponto de vista do tempo que se perde para chegar ao Pico por barco de ilhas que não sejam Faial ou S. Jorge, pode tornar este método pouco funcional, já que por exemplo a viagem entre a ilha Terceira e a ilha do Pico demora cerca de 6h40 horas e depende do estado do mar.

As rotas mais distantes, como a da ilha Terceira, apenas estão disponíveis entre Junho e Setembro.

Para mais informações pode consultar o site AtlânticoOnline.

Atrasos nos voos:

No caso de chegar aos Açores com voos de ligação de outro país até Lisboa ou Porto para depois viajar para as ilhas, ou se tiver voos de ligação entre ilhas, tente sempre marcar voos com alguma margem de segurança entre as ligações.

Os aeroportos das ilhas, como têm uma capacidade menor, por vezes podem acontecer alguns atrasos.

A única coisa boa é que caso aconteça um atraso pode sempre pedir um reembolso usando a AirHelp e receber um valor que lhe ajudará a pagar as férias.

Se você teve um voo cancelado ou atrasado, saiba que pode obter uma indeminização de até 600€. Saiba mais no banner abaixo:
airhelpairhelp

Qual a melhor forma de Viajar para o Pico?

Das várias soluções, a melhor, no caso de você ter algum tempo será usando o encaminhamento. As vantagens são:

  • Maior variedade de voos
  • Melhor preço
  • Possibilidade de visitar outras duas ilhas.

Conclusão 

Para além dos voos diretos de Lisboa ou Porto para a ilha do Pico, existem outras alternativas para viajar para o Pico, algumas até mais acessíveis e interessantes, em especial se vem da América do Norte.

Também viajar direto para a Horta, e atravessar o canal de barco, permite conhecer a Ilha do Faial.

Ambas as soluções de entrar no Pico vindo de outra ilha, permite ter a oportunidade, caso o tempo entre voos o permita, de fazer uma rápida visita a amigos ou locais que já conheceram no passado, ou fazer um tour rápido para conhecer uma outra ilha sem pagar mais por isso.

Seja qual for a solução preferida, vale a pena viajar para o Pico e conhecer tudo o que esta linda ilha tem para oferecer.

E não se esqueça de conhecer as nossas casas de férias no Pico. 

CASAS DE FÉRIAS NO PICO

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

whatsapp
twitterfacebookwhatsappbufferlinkedinpinterest